Plataforma reúne dados econômicos e sociais sobre região da caatinga no Nordeste

Sistema está hospedado no portal da Embrapa e foi financiado com recursos do Fundeci, do BNB

A situação agrária, a produção agropecuária, a infraestrutura para produção e processamento, além das condições socioeconômicas em 1.130 municípios localizados em região da caatinga passam a ser centralizadas e disponibilizadas no Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) do Bioma Caatinga. A plataforma, lançada na semana do Dia Nacional da Caatinga (28/04), é fruto de convênio entre a Embrapa Territorial (SP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste. O SITE contém, ainda, mapas e gráficos com dados sobre as características naturais da região. Para acessar a plataforma, clique no link.

A plataforma recebeu apoio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), do Banco do Nordeste. Um dos objetivos do sistema é fornecer subsídios para o AgroNordeste, programa do Mapa com apoio do Banco do Nordeste para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. Foi lançado em outubro de 2019 e conta com 301 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, divididos em 16 Territórios.

“A ferramenta se mostra necessária e promissora. As informações georreferenciadas e analíticas organizadas pelo SITE Caatinga são essenciais e estratégicas para o planejamento de políticas públicas, bem como para subsidiar as discussões sobre o desenvolvimento das atividades agropecuárias no bioma Caatinga, possibilitando inclusive um melhor direcionamento das ações das diversas empresas e instituições que atuam na Região”, afirma José Rubens Dutra Mota, gerente do Ambiente de Programas Especiais e de Fundos de Pesquisa do BNB. O acesso às informações é gratuito.

O SITE do bioma caatinga está hospedado no portal da Embrapa e apresenta cinco quadros de informações: natural, agrário, agrícola, infraestrutura e socioeconômico. O analista da Embrapa Territorial André Rodrigo Farias conta que, em todos esses quadros, o usuário consegue interagir com os painéis, selecionando regiões, períodos e outras variáveis, para gerar mapas e gráficos customizados. “O usuário constrói suas próprias leituras a partir da visualização dos seus temas de interesse”, resume. (Assessoria)

📍Rua Bom Futuro, 455 – Centro, Imperatriz – MA, 65903-150
☎ Fone: 99. 2101-2626
☎ 99. 2101-2612
✉ Mande um e-mail para nós:
cdlimperatriz@cdlimperatriz.org.br