Encontro do PP 4.0 em Santa Catarina qualifica lideranças do varejo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou no dia 30 de junho, em Florianópolis-SC, mais uma ação de mobilização e qualificação de lideranças do setor de comércio e serviços. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, conduziu a abertura do evento que contou com a presença de parlamentares do estado e de representantes do poder público local.

O projeto PP 4.0 já realizou 30 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas, com ações e atividades de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.
O senador Jorginho Mello (PL/SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, iniciou as atividades com um bate-papo entre os participantes a respeito das principais pautas que impactam a micro e pequena empresa no Congresso Nacional e as propostas que podem contribuir para o fortalecimento do varejo nacional.

O consultor Nilmar Paul, debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes, como associativismo e compliance nos negócios.

A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduziu o encontro. Karoline destacou a importância da inciativa para o setor.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios e a sociedade. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, encerrou as atividades com uma apresentação das principais ações do Ministério e do governo federal pelo desenvolvimento social do país. O ministro falou ainda sobre o programa Brasil Fraterno, que incentiva as doações de alimentos por empresas, e que resultou na entrega de mais de 3,5 milhões de cestas de alimentos em todo o país.
O ministro explicou que as empresas que aderirem ao programa, além de fazerem uma caridade também têm benefícios, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) daquela mercadoria. “Na hora que faz o cadastro que faz aquela doação, o Ministério da Cidadania emite uma certidão de doação eventual que ele apresenta junto à Receita Federal e vai poder abater o seu imposto sobre circulação de mercadorias”.

Participaram do evento a deputada Caroline de Toni, os deputados federais Darci de Matos, Rodrigo Coelho e Daniel Freitas, o deputado estadual Nilso Berlanda, além de lideranças e representantes do setor de comércio e serviços.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

📍Rua Bom Futuro, 455 – Centro, Imperatriz – MA, 65903-150
☎ Fone: 99. 2101-2626
☎ 99. 2101-2612
✉ Mande um e-mail para nós:
cdlimperatriz@cdlimperatriz.org.br