Encontro do PP 4.0 em Palmas qualifica lideranças do varejo

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Tocantins (FCDL TO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas realizaram no dia 18 de agosto, em Palmas, o primeiro encontro do projeto Políticas Públicas 4.0 no estado do Tocantins. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 80 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, e o presidente da FCDL TO, Antônio Davi Gouveia, abriram o evento destacando a importância do encontro, que possibilita o diálogo entre o poder público local e os empresários do setor em busca do desenvolvimento do varejo do estado.

O presidente da CNDL, José César da Costa, falou sobre a importância de ações articuladas entre as lideranças locais e os deputados federais e federais. “Nossa atuação em Brasília depende fundamentalmente da mobilização que fazemos nos estados e municípios. Somente com a participação dos setores público, privado e terceiro setor, é possível construir nossas pautas e fortalecer a defesa do setor”, destacou.

O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais deu uma palestra sobre estruturação de políticas públicas voltadas para o varejo.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Lima.

O evento contou ainda com um momento de homenagens do Sistema CNDL. Foram entregues as Moções de Aplausos aos deputados federais de TO, Tiago Dimas (SD-TO), e Tiago Andrino (PSB-TO); e ao senador Eduardo Gomes (PL). As homenagens se devem aos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares em defesa do setor de comércio e serviços.

Participaram do evento o secretário de Indústria e Comércio, Beto, representando o governador do Estado de Tocantins; Moisés Avelino, Superintendente do Sebrae Estadual de Tocantins; entre outras autoridades.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

📍Rua Bom Futuro, 455 – Centro, Imperatriz – MA, 65903-150
☎ Fone: 99. 2101-2626
☎ 99. 2101-2612
✉ Mande um e-mail para nós:
cdlimperatriz@cdlimperatriz.org.br